Gutenberg: Fornece um esboço em linguagem simples do escopo, direção e objetivos do projeto

Criado em 6 nov. 2017  ·  53Comentários  ·  Fonte: WordPress/gutenberg

ANTES DE PUBLICAR SEU PROBLEMA: - Esses comentários não aparecerão quando você enviar o problema. - Tente adicionar o máximo de detalhes possível. Seja específico! - Por favor, adicione a versão de Gutenberg que você está usando na descrição - Se você está solicitando um novo recurso, explique por que gostaria que ele fosse adicionado. - Pesquise este repositório para o problema e se ele foi corrigido ou já relatado. - Certifique-se de usar o código mais recente antes de registrar bugs. - Desative todos os plug-ins para garantir que não seja um problema de conflito de plug-ins.

Visão geral do problema

Minha observação é que a comunidade está lutando para ver o escopo mais amplo do projeto Gutenberg devido à falta de um único recurso de linguagem simples oficial contendo essas informações. Isso cria um alto grau de especulação, falta de comunicação e frustração de todas as partes e o projeto sofre como consequência.

O projeto Gutenberg precisa de escopo de linguagem simples e documentação de processo: Qual é o objetivo final (tudo na visualização é um bloco), como vamos chegar lá (lançamentos em estágios começando com o editor) e o que isso significa para o futuro de vários componentes do WordPress (códigos de acesso, metaboxes, campos, etc). Todas (ou a maior parte) dessas informações existem como comentários individuais, solicitações de pull, postagens de blog, atualizações do Slack e outras informações de satélite, mas que eu e a comunidade em geral saibam, não há um único recurso canônico onde todas as peças são colocadas juntas em um linguagem simples e fácil de entender.

Etapas para reproduzir (para bugs)


  1. Qualquer discussão sobre Gutenberg nas redes sociais / blogs.
  2. Discussão em "Os iframes são uma solução viável de longo prazo para metaboxes?" # 3304
  3. Pergunte aos usuários do WordPress fora da bolha de Gutenberg "o que é Gutenberg?" e "O que Gutenberg eventualmente se tornará?"

Comportamento esperado



Aqueles familiarizados com (mas não necessariamente contribuindo para) o projeto de Gutenberg devem ter uma imagem clara de a) o que Gutenberg faz agora e como isso os impactará imediatamente, eb) para onde Gutenberg está se dirigindo.

Comportamento Atual


  • O conhecimento do projeto Gutenberg é pequeno, mas está crescendo.
  • A compreensão do propósito de Gutenberg além de "o editor está mudando" é rara, mesmo entre aqueles que estão cientes do projeto.
  • A consciência e a compreensão da direção de Gutenberg além do escopo do editor imediato estão faltando, mesmo entre aqueles que seguem o projeto de perto.
  • A consciência das consequências, imediatas e de longo prazo, de Gutenberg sobre os usuários, administradores, designers e desenvolvedores está mais ou menos ausente.
  • Compreender, mesmo em um nível geral, o que Gutenberg significa para os principais recursos do WordPress, como widgets, campos, metaboxes, códigos de acesso, etc. é quase nulo.
  • A falta de um recurso autorizado para as informações do projeto leva a especulações e mal-entendidos.
  • A falta de compreensão compartilhada do escopo e dos objetivos do projeto leva a um colapso da comunicação e ao aumento das tensões.

Solução possível



O projeto de Gutenberg deve publicar um recurso central abrangente e em linguagem simples delineando o escopo do projeto, direção pretendida, objetivos realistas e extensos, cronogramas, sprints e outras informações diretamente vinculadas ao projeto (de preferência o arquivo README.md no próprio projeto.

Atualmente existe esta informação, em partes, em várias mensagens Faça , 'post '@mtias Gutenberg eo Navio de Thesus ', @m' s ' Nós o chamamos de Gutenberg por uma razão ', na história da chats Slack, e puxar solicitações e tíquetes neste repositório.

Devido à natureza fragmentada dessas informações, é um desafio para qualquer um ter uma imagem clara de todo o projeto e, embora as postagens de @mtias e @m façam um bom trabalho explicando a grande visão do projeto, eles carecem de um plano concreto detalhamento de idioma dos fundamentos de que a comunidade precisa para obter um entendimento firme do que é esse projeto e para onde ele está indo. Eles também existem como satélites independentes de informações circulando o projeto, em vez de partes centrais do próprio projeto.

Um único recurso explicando
a) por que Gutenberg existe (uma versão simplificada da postagem de
b) para onde está indo (objetivos finais + grande visão),
c) porque o projeto está atualmente focando no editor, e
d) que o foco do editor é o primeiro bloco de construção em um plano maior,
irá percorrer um longo caminho para resolver algumas das confusões e desconfortos sentidos por todas as partes envolvidas nessas conversas e pode servir como um recurso unificado e referência quando surgirem questões sobre problemas em torno de metaboxes, bloqueio de Gutenberg ao editor, etc.

A chave do sucesso aqui é um entendimento comum de onde estamos, para onde estamos indo e o que os termos que usamos realmente significam. Isso começa com uma documentação clara em um local de fácil acesso.

[Type] Documentation

Comentários muito úteis

Concordo com as questões levantadas e a discussão sobre Gutenberg foi altamente problemática.

No entanto, eu diria que o que precisa de um roteiro neste ponto não é apenas Gutenberg, mas o próprio _WordPress_.

A direção do projeto atual de "plataforma de aplicativo da web JS da moda, baseada em um núcleo legado no dialeto PHP obsoleto, que as pessoas realmente usam para construir sites de conteúdo" está ficando bizarra.

Neste ponto, citá-lo seletivamente pode justificar:

  • compatibilidade absoluta com versões anteriores
  • quebrando compatibilidade com versões anteriores
  • grandes mudanças na tecnologia
  • tecnologia não muda
  • aprendendo com PHP e / ou a indústria de desenvolvimento web
  • ignorando completamente tudo fora do projeto

A conversa sobre Gutenberg está falhando, não _apenas_ porque sua visão não é clara.

Está falhando porque Gutenberg afirma ser vital para os objetivos do projeto _WordPress_. E nos últimos anos _essa_ visão parece ter perdido a clareza de propósito, direção e prioridades.

Todos 53 comentários

Isso explica por que um roteiro de produto público claro ajuda. https://open.buffer.com/transparent-product-roadmap/

Obrigado, isso ajudaria muito.

Uma questão em aberto para muitos proprietários de sites que planejam sua direção para os próximos anos também deve ser abordada: a relação de Gutenberg com os construtores de páginas.

Por exemplo:

  • como eles se integrarão em uma primeira etapa?
  • quais áreas da funcionalidade do criador de páginas Gutenberg cobrirá em qual marco? Ex: estruturação de layouts responsivos em seções / colunas, estilo detalhado (cores, imagens de fundo, preenchimento de margens e tudo mais). Em outras palavras: o editor de Gutenberg é visto como uma ferramenta de redação ou também uma ferramenta de design?
  • O Gutenberg oferecerá suporte a algo como uma biblioteca de modelos?

Supondo que eles coexistam por um longo tempo:

  • Será possível ter um bloco contendo um layout de construtor de página?
  • É um objetivo ser capaz de arrastar uma instância de Gutenberg ou blocos únicos em um layout de construtor de páginas?

Sem falar na edição de front-end ...

Sim, o Projeto Gutenberg parece ter um escopo crescente que está criando FUD desnecessário sobre o futuro do WordPress, especialmente porque o sucesso do projeto está se sobrepondo ao sucesso do próprio WordPress. Embora haja muito gerenciamento de projeto iterativo e eficiente, há uma lacuna no gerenciamento de produto que isso resolveria.

Isso é sintomático de um problema maior com o Roadmap do Relatório de Pesquisa de Uso do WordPress da WordPress Marketing. Apesar de sua alta satisfação com o WordPress, algumas agências expressam preocupação com a falta de conhecimento do caso de uso do CMS e compatibilidade com versões anteriores.

@Skarjune Com base no que eu reuni observando o processo ao longo dos anos, lendo vários materiais publicados pela equipe e conversando com os membros da equipe, não acho que haja (muito) aumento de escopo aqui. Há uma linha de raciocínio bastante clara que percorre todo o projeto e aponta para uma direção específica daqui para frente. O problema é que as informações não estão contidas em um local para as pessoas acessarem. Se um único recurso fosse criado para delinear essas coisas adequadamente, acho que muitas pessoas dormiriam mais profundamente à noite.

Algumas outras coisas que eu gostaria de ver sem uma ordem específica:

  • O raciocínio por trás de amarrar o Gutenberg ao 5.0 especificamente em vez de ser um plugin de recursos para o trabalho da API REST que será integrado quando estiver pronto.
  • Uma justificativa para assumir o controle de toda a tela de edição em vez do editor de conteúdo (o que isso permite, etc).
  • Um cronograma aproximado para mesclar, liberar. O que a equipe está pensando quando o 5.0 deve ser direcionado para lançamento? Isso poderia ser apenas um quarto ("Q2 18 vs" Início de abril "), mas agora as pessoas parecem ter expectativas diferentes sobre quando o 5.0 aconteceria e se realmente esperaria, digamos, um ano se Gutenberg levasse tanto tempo para atingir o marca.

    • Coincidindo com isso, os critérios de liberação. O que tem que estar lá antes que a equipe se funda? O suporte da Metabox e como isso é alcançado é o botão atual, mas a lista de critérios deve ir além disso.

  • O que NÃO estará no primeiro lançamento. Por exemplo, se o suporte para a API Fields fosse determinado como fora do escopo, ele estaria nesta lista. Isso não precisa listar todos os excluídos, mas deve abranger itens maiores que receberam discussão externa.
  • Questões abertas significativas. Novamente usando a API Fields como exemplo, se a decisão de terminar isso e de Gutenberg apoiá-la estivesse sobre a mesa, ela seria listada como um problema aberto para que as pessoas soubessem que está sendo debatido. Novamente, este não deve ser todo problema que está aberto, apenas grandes questões que levarão muito tempo ou esforço significativo ou que teriam um impacto significativo na direção e nas capacidades de Gutenberg.

@ mor10 OK, estou corrigido de que Gutenberg não sofre de " Visão Geral Técnica do Editor , onde não vejo nenhuma referência ao endereçamento de metacaixas na IU, apenas uma crítica aos códigos de acesso como uma implementação deficiente para o gerenciamento de dados por meio do editor. Meu objetivo era apenas indicar que alguns usuários profissionais do WordPress estão expressando surpresa por suas restrições estarem fora de questão.

Não posso falar por todos que usam o termo, mas quando digo "aumento do escopo", estou me referindo a um escopo que supus com base em declarações públicas em Make blog posts, a página inicial anterior do projeto (que não posso mais encontre em qualquer lugar) e a página do plugin atual.

Para o bem da posteridade, esta é a descrição do plugin atual:

O objetivo do editor de blocos é tornar a adição de conteúdo rico ao WordPress simples e agradável.

Este é um software beta.

A nova experiência de criação de postagens e páginas tornará a escrita de postagens ricas sem esforço, tornando mais fácil fazer o que hoje pode exigir shortcodes, HTML customizado ou descoberta de incorporação de “carne misteriosa”.

O WordPress já suporta uma grande quantidade de “blocos”, mas não os apresenta muito bem, nem oferece muitas opções de layout. Ao abraçar a natureza em blocos do rico conteúdo de postagem, iremos revelar os blocos que já existem, bem como fornecer opções de layout mais avançadas para cada um deles. Isso permitirá que você componha facilmente lindas postagens como este exemplo.

Quando você lê a página do plugin, até hoje, não há menção a metacaixas. Vemos referências ao editor, escrevendo postagens ricas, códigos de acesso, HTML customizado, incorporações e compondo lindas postagens (que então vinculam a um exemplo de conteúdo de postagem).

A terminologia usada na descrição da página do plugin faria com que qualquer pessoa familiarizada com o WordPress esperasse que o editor de conteúdo fosse atualizado. Porque? Porque todos os termos mencionados são coisas que usamos para o editor de conteúdo hoje. Não há nada que indique a um usuário ou desenvolvedor desconhecido do WordPress que o escopo do projeto pretende ir além do editor de conteúdo.

Embora alguns possam interpretar o escopo com base em um entendimento interno, estou olhando para ele com base nesses materiais voltados para o exterior. O roteiro que @ mor10 está propondo é uma oportunidade para sincronizar os dois.

Reticulação com # 3347.

Minha principal preocupação é até que ponto a coleta de dados muda para acomodar Gutenberg. A estrutura de dados subjacente muda qualquer um de seus terminais de API atendentes?

Concordo com as questões levantadas e a discussão sobre Gutenberg foi altamente problemática.

No entanto, eu diria que o que precisa de um roteiro neste ponto não é apenas Gutenberg, mas o próprio _WordPress_.

A direção do projeto atual de "plataforma de aplicativo da web JS da moda, baseada em um núcleo legado no dialeto PHP obsoleto, que as pessoas realmente usam para construir sites de conteúdo" está ficando bizarra.

Neste ponto, citá-lo seletivamente pode justificar:

  • compatibilidade absoluta com versões anteriores
  • quebrando compatibilidade com versões anteriores
  • grandes mudanças na tecnologia
  • tecnologia não muda
  • aprendendo com PHP e / ou a indústria de desenvolvimento web
  • ignorando completamente tudo fora do projeto

A conversa sobre Gutenberg está falhando, não _apenas_ porque sua visão não é clara.

Está falhando porque Gutenberg afirma ser vital para os objetivos do projeto _WordPress_. E nos últimos anos _essa_ visão parece ter perdido a clareza de propósito, direção e prioridades.

Como um editor secundário de wordpress e principal mantenedor do site baseado em wordpress de nossa organização, que segue o desenvolvimento de wordpress principalmente à distância - de ocasionalmente navegar em make.wordpress.org e escanear wptavern.com; Eu encontrei este bilhete através da wptavern e concordo de todo o coração.

Agradeço a @ mor10 por se esforçar para delinear as preocupações em uma linguagem sucinta e clara, pois uma página claramente explicada seria muito útil. Forneceria usuários semipoderosos (que não estão no mato e não testaram ainda, mas querem um alerta para ver o que está acontecendo no pipeline sem entrar em contato diretamente com os desenvolvedores (o que pode parecer irritante e / ou um incômodo) para obter uma compreensão de para onde o wordpress está indo, para que possam garantir que as alterações do wordpress possam ser implementadas em sua extremidade.

Eu concordo com @kevinwhoffman. Ao mencionar Gutenberg originalmente em nossos encontros mensais como "a nova experiência de edição para WordPress 5.0", eu também esperava que fosse um substituto para a janela do editor TinyMCE. Não esperava que ocupasse toda a página do editor de postagem, com base no esboço da página do plugin.

Estou recebendo todos os tipos de perguntas de usuários preocupados sobre o que isso significa para seus sites, que não posso responder claramente no momento.

A página do plugin menciona que este é um software beta, mas eu contestaria que este é, no mínimo, o primeiro Alpha. Isso me lembra dos primeiros sites pontocom que postavam o pequeno gráfico "Beta" no canto do navegador pelos 2 anos seguintes, basicamente permitindo que eles escapassem sem definir o escopo ou o roteiro do que estavam fazendo, permitindo que a experiência do usuário variasse amplamente.

Da Wikipedia

A fase beta geralmente começa quando o software está completo, mas provavelmente contém uma série de bugs conhecidos ou desconhecidos

Gutenberg está longe de ser um recurso completo, na minha opinião (basta olhar para toda a saga do iframe).

Pessoas me procuraram no encontro a seguir em pânico porque, quando instalaram o Gutenberg, "perderam" muitos dos seus dados de postagem (metacaixas etc.). Essa não é uma boa posição para colocar as pessoas no mercado de software beta.

@rickgregory mencionou em seu post sobre a API REST sendo um plugin de recursos por muito tempo até ser incorporada ao núcleo. Quase parece que Gutenberg está seguindo a metodologia oposta e sendo forçado a lançar o próximo lançamento do WordPress, quer os usuários gostem ou não.

Como alguém que desenvolve sites para empresas locais, acho muito difícil entender o escopo e a visão do projeto Gutenberg. Apoiei totalmente a necessidade de um editor melhor, mas por muito tempo achei os bloqueios para todas as mensagens que saíam da equipe extremamente confusos.

A equipe de Gutenberg entendeu o que significava um bloqueio, mas como usuário / desenvolvedor olhando de fora, eu não conseguia entender. Eu tropecei na postagem "Gutenberg, ou o navio de Teseu" por acidente outro dia e foi a primeira coisa que li que me fez entender como os blocos podem ser uma coisa boa. Mas, só me deparei com a postagem por acaso.

Um documento definitivo que descreve a visão e o escopo do projeto ajudaria muito a abordar as preocupações da comunidade em geral.

Tenho conversado com muitos desenvolvedores que estão francamente assustados com o futuro agora. Eles não sabem se terão que voltar e fazer grandes mudanças em todos os sites / temas / plug-ins que desenvolveram no passado. Eles estão com medo de assumir grandes projetos agora, caso tenham que refazer todo o seu trabalho quando o 5.0 for lançado. Eles não sabem quando ou como vão precisar treinar seus clientes para usar o Gutenberg. Eles não sabem quando ou como aprender a se desenvolver com Gutenberg. Muitos deles temem que seus clientes não queiram continuar usando o WordPress e estão considerando aprender outros CMSs ou migrar seus clientes para o SquareSpace. É bem possível que todos esses medos sejam infundados, mas eles não têm como saber de uma forma ou de outra. Um esboço claro do escopo, objetivos e cronograma de Gutenberg ajudaria os desenvolvedores a planejar seu futuro e asseguraria a eles que eles e seus clientes podem continuar a usar o WordPress.

Portanto, todos pensam que é uma boa ideia e seria altamente benéfica. Resta saber quem vai escrever e quando? Eu me ofereceria para fazê-lo, mas não sou um programador e realmente preciso, no desenvolvedor da Central de Gutenberg, ser capaz de descrever e fazer o layout de todos os detalhes corretamente. Embora eu vá me oferecer agora mesmo para estar envolvido em qualquer coisa que envolva os aspectos de marketing, que é o meu ponto forte.

Posso informar que há alguns meses um pedido chegou à equipe de marketing do WordPress para criar um plano promocional para Gutenberg. Foi regulamentado e discutido, mas colocado em espera, pois alguns de nós consideramos prematuro, além de estranho, promover um plug-in beta para usuários finais sem ter mais clareza sobre tudo. Para mim, isso traz à tona um problema de escopo de produto versus projeto, ou carroça na frente dos bois, ou alguma outra analogia. Sendo o ponto: o produto precisa de um roteiro com um escopo de projeto que o acompanha.

@Skarjune - de uma forma estranha, faz sentido que eles tenham tentado fazer isso da maneira errada. E de certa forma confirma o que parece ser o sentimento geral sobre a forma como o projeto está sendo executado. Seja como for, quem quer que o escreva, precisa ser escrito o mais rápido possível. Muitas questões abertas levam as pessoas a seguirem seus próprios caminhos.

Apreciei a apresentação do Morten sobre Gutenberg no WordCamp Seattle no fim de semana passado que, para minha própria surpresa, mudou minha atitude sobre o projeto como um todo.

Ele também encorajou todos a participarem do projeto, por isso estou reservando um tempo para comentar aqui.

Definir objetivos e escopo nunca é uma má ideia ao tranquilizar as pessoas. Muitas vezes é dito que o WordPress não tem um problema de aquisição, mas um problema de retenção. Gerenciar expectativas dentro da comunidade de desenvolvedores e entre a briga (incluindo eu) no Open Source Bazaar nunca é uma coisa ruim.

Mal-entendidos levam à confusão que leva ao esgotamento.

Obrigado por todo o seu trabalho árduo neste projeto e por todos aqueles que constroem projetos incríveis que todos nós amamos tanto.

Só queria deixar uma nota aqui para dizer, em primeiro lugar, obrigado pelos comentários e envolvimento de todos. No momento, temos alguns recursos espalhados:

Página inicial / marketing: http://wordpress.org/gutenberg

Leia-me: https://github.com/WordPress/gutenberg/blob/master/README.md

Docs: https://wordpress.org/gutenberg/handbook/ (agora recentemente com um URL melhor).

Podemos fazer melhor e você está sendo ouvido. Queria passar por aqui e ter certeza de que você sabia disso.

Tenho duas sugestões, a primeira já está sendo trabalhada. Atualmente, dois desses recursos estão sendo iterados; http://wordpress.org/gutenberg e o leia-me do projeto. As iterações incluirão um foco no que Gutenberg é e será, adicionando links e recursos, tomando nota do que foi dito aqui e dentro da comunidade. Se possível, dê-nos apenas uma semana para fazer isso, pois deve pelo menos fornecer conteúdo para iterar. Esperançosamente, será um bom ponto de partida para onde iremos a seguir na comunicação disso.

Em segundo lugar, quero ouvir o que todos vocês acham que seria ideal aqui. O que exatamente todos querem ver produzido? Quais formatos funcionam? Essas páginas seriam suficientes? Qual seria o formato ideal para todos vocês?

Sei que é difícil dizer enquanto essas páginas estão sendo trabalhadas, mas quero ter certeza de que tudo será levado em consideração para avançar para a próxima etapa. Assim que estiverem prontos, adoraria que mais pessoas ajudassem a melhorar nossos recursos e documentação. Vou vinculá-los aqui quando isso acontecer, para começar a trabalhar com aqueles que se prepararam para ajudar. Obrigado a todos.

Existem dois formatos que acho que seriam úteis em conjunto:
1) Um roteiro mostrando uma lista de recursos / marcos que estarão em vigor antes do lançamento de Gutenberg, com pelo menos indicações vagas de quando essas coisas devem acontecer.
2) Uma seção de FAQ com respostas a perguntas como "Haverá suporte para metabox?", "Terei que reescrever meus plug-ins e temas para serem compatíveis com Gutenberg?" e "Posso reverter se Gutenberg quebrar meu site?" Respostas a perguntas comuns realmente ajudariam a aliviar a ansiedade.

Quanto ao local onde esses documentos estão, acho que pelo menos criar um link para eles na página de marketing faz sentido. Também faz sentido colocar os documentos onde houver maior probabilidade de serem mantidos e atualizados regularmente. Se colocar esse material na página de marketing é uma barreira para atualizá-lo, então ele deve ir para onde for mais provável que fique atualizado, com links na página de marketing.

@wpalchemist Seu (1) é o foco deste problema com recursos e marcos sendo esclarecidos.
Para (2) o projeto já tem isso no GitHub:
https://github.com/WordPress/gutenberg/blob/master/docs/faq.md
@karmatosed mostrou que existem alguns bons recursos lá e no WordPress.org e, sim, seria bom tê-los totalmente indexados na página principal:
http://wordpress.org/gutenberg

@Skarjune Obrigado pelo link de FAQ! Precisamos tornar isso mais fácil de encontrar. :)

Bom ponto sobre a página de FAQ, deixe-me ter certeza de que vai para a primeira iteração de mudanças de que falei. Obrigado por dar feedback. Ele ilustra que muitas dessas informações estão lá, são sobre como colocá-las à superfície, então, bom ponto de vista.

Aqui estão minhas sugestões imediatas:

  1. Crie um documento de esboço do projeto completo com objetivos atuais + futuros, cronogramas e decisões importantes, incluindo quais estruturas de dados são mantidas, quais estruturas de dados são adicionadas e para que designers e desenvolvedores devem se preparar.
  2. Crie um wiki abrangente semelhante ao WP-API.org com documentação abrangente fornecendo documentos atuais e vazios / documentos necessários dos contribuidores para deixar claro para todos o que existe e o que precisa ser construído.
  3. Amplie o FAQ para responder a perguntas de administradores, designers e desenvolvedores

Há comentários acima com sugestões do que deveria estar aqui. Os meus estão em https://github.com/WordPress/gutenberg/issues/3354#issuecomment -342310592 e, em geral, acho que o comentário de Mor10 logo acima é acertado.

Eu gostaria de ver o que estará no primeiro lançamento, no segundo, etc. Em outras palavras, embora o objetivo final de Gutenberg possa ser muitas coisas, qual é a lista de recursos para o primeiro lançamento?

Além disso, acho importante ter uma lista de questões abertas E encerradas significativas. Digo isso porque parte da minha preocupação é funcional - como as metaboxes serão suportadas, etc. - mas algumas também estão centradas no fato de que muitas coisas são indefinidas e incertas.

Na minha opinião, Gutenberg é focado em blogs e pode ser uma boa adição para blogs.

De acordo com a imagem abaixo, retirada diretamente do site de Gutenberg :
image

Adicionar Título
Escreva sua história

Sites que não são usados ​​como blogs, mas como sites de empresas, de comércio eletrônico, de listagens, de empregos, de bases de conhecimento, de restaurantes, de escolas, e a longa lista continua indefinidamente, não escrevem histórias .

Gutenberg, portanto, é totalmente inútil para esse tipo de site e tendo em mente que esses também são os sites típicos que usam metadados, a equipe de desenvolvimento por trás dessa monstruosidade deveria, em minha opinião, começar a ver a luz sobre este e mantê-lo como um plugin ou se for dobrado em Core, apenas tornando-o ativo no tipo de postagem padrão.

Com base no comentário de @Rarst acima, gostaria de ver comunicações que explicassem melhor como a abordagem adotada no desenvolvimento de Gutenberg se contrapõe à filosofia do próprio WordPress.

Um dos principais princípios do WordPress tem sido o foco em garantir a compatibilidade com versões anteriores. As discussões sobre metaboxes, os vagos prazos, etc. me fizeram pensar em várias conversas ao longo dos anos sobre como aumentar a versão do PHP exigida pelo WordPress. Para citar Andrew Nacin em uma dessas discussões sobre a mudança de 5.2 para 5.3: "realmente não é de nosso interesse" jogar junto "às custas de nossos usuários. Dezenas de milhões de usuários seriam afetados - e potencialmente presos, ou certamente me perguntando por que o WordPress os está colocando no meio de tudo isso - tudo por causa dos motivos. É completamente bobo. É também o tipo de movimento que o WordPress poderia fazer que uma solução de blog alternativa ou hospedada adoraria ver acontecer. " Este é apenas um exemplo de algo que as pessoas esperam e apreciam do WordPress como um ecossistema: o WordPress progredirá, mas não à custa de seus usuários.

Há uma série de práticas de desenvolvimento modernas que eu adoraria ver acontecer no WordPress, mas eu respeitei essa filosofia particular que tornou os usuários seguros no fato de que quando eles podem atualizar para o mais recente e melhor sem medo de quebrar seus sites.

Dito isso, embora eu tenha lido os principais contribuidores do Gutenberg mencionando que eles têm o 'usuário antigo do WordPress' em mente aqui, não estou vendo a conexão e adoraria ouvir mais sobre como Gutenberg fará isso. Pessoalmente, estou muito entusiasmado com Gutenberg como um substituto do editor e sinto que a equipe de desenvolvimento deve ser elogiada por muitos de seus esforços nesse espaço.

No entanto, conforme leio as conversas relacionadas à substituição da tela inteira de edição de postagem / página, fico cada vez mais nervoso. Numerosos pedidos bem fundamentados para uma abordagem mais metódica ao lançamento de Gutenberg foram recebidos com respostas como:

  • Tais abordagens não estão de acordo com a visão do projeto
  • Não será lançado até que esteja pronto.

Honestamente, essas não são respostas porque não nos dizem nada. Primeiro: por que uma abordagem em etapas para lançar um editor primeiro e, em seguida, focar no resto da tela de edição, uma vez que os desenvolvedores e usuários se acostumarem com a nova aparência, vai contra a visão do projeto? Parece mais que o medo é que isso vá contra alguma linha do tempo arbitrária que foi implicitamente definida em torno deste projeto. E a segunda: qual é a data prevista para ficar pronta? 'Algum dia em 2018', como afirma o FAQ atual, não é uma resposta de forma alguma. Quais são os parâmetros pelos quais 'pronto' será definido? Como os comentários iniciais de @ mor10 declararam, realmente precisamos de detalhes aqui. A falta de um cronograma claramente definido com marcos neste projeto está contribuindo seriamente para muita ansiedade aqui. Seria ótimo ver uma comunicação que detalha claramente como o lançamento de Gutenberg está atento ao princípio básico do WordPress de compatibilidade com versões anteriores, de modo a não colocar em risco os milhões de usuários que atualmente o usam em seus sites - com a compreensão de que variações sobre 'confie em nós' não são realmente uma resposta.

Primeiro: por que uma abordagem em etapas para lançar um editor primeiro e, em seguida, focar no resto da tela de edição, uma vez que os desenvolvedores e usuários se acostumarem com a nova aparência, vai contra a visão do projeto?

Porque provavelmente não há recursos suficientes para trabalhar em uma direção tão isolada no topo da direção combinada. Se mais tarde descobrir que a direção exclusiva do editor simplesmente não funcionará para o quadro geral, o que você vai fazer - refazer a arquitetura do software (muito caro) e treinar novamente todos (muito caro)? Quantos desses ciclos de tentativa e erro você acha que a base de usuários será capaz de suportar? Essa é uma estratégia fracassada no início.

O impacto aqui é tão massivamente grande que há pouco espaço para qualquer coisa além de uma estratégia de "tudo ou nada".

Porque provavelmente não há recursos suficientes para trabalhar em uma direção tão isolada no topo da direção combinada.

Recursos limitados são precisamente a razão pela qual uma abordagem incremental faz sentido. Nossa abordagem deve ser reduzir os custos irrecuperáveis, validando o progresso em pontos de verificação predefinidos ao longo do caminho, começando com o editor.

Em vez disso, temos um pequeno número de desenvolvedores capazes focando em prioridades dispersas, enquanto a comunidade está sendo solicitada a confiar que a visão geral se reunirá no final de um cronograma incerto. Como resultado, cada lançamento parece uma lista de recursos, em vez de um progresso em direção a qualquer um dos marcos.

@lkraav - Acho que você não entendeu bem o ponto. Não há uma 'direção isolada' sendo proposta, mas um refinamento gradual.

No momento, a proposta é que Gutenberg assuma toda a tela de edição. O que foi perguntado várias vezes é por que ele não pode simplesmente substituir a parte do editor da tela em seu primeiro lançamento, crescendo para assumir mais espaço de edição ao longo do tempo. Isso tem algumas vantagens:

1) Ele acostuma os usuários a uma experiência de edição de blocos de uma maneira limitada, mas útil. Ao mesmo tempo, reduz o escopo de trabalho, permitindo que esta primeira fase seja entregue com relativa rapidez.
2) Isso evita ter que descobrir a meta box (e outros?) Problemas agora e evita ter que ter plugins como o ACF também modificados para Gutenberg para que muitos sites existentes não quebrem.
3) Seguindo em # 1, ele obterá feedback do mundo real da equipe sobre a experiência do usuário e como um editor de bloco é recebido por usuários finais reais. Isso pode ajudar a direcionar o trabalho de design futuro antes que tanto tenha sido feito.

Uma próxima fase poderia assumir, digamos, o problema da metacaixa e expandir o conjunto de recursos. Isso pode continuar até que toda a visão seja entregue.

Eventualmente, Gutenberg iria substituir toda a tela de edição, mas, bem feito, esta abordagem evita os riscos do tudo ou nada, fazer perfeitamente ou quebrar as coisas mal abordagem.

Finalmente, acho que precisamos olhar para isso em uma linha do tempo mais ampla. Daqui a cinco anos, qualquer uma das abordagens provavelmente proporcionará uma experiência Gutenberg acabada e robusta. Realmente importa se esse ponto vier daqui a 2 anos ou 3? Quando falamos de um jogador dominante como o WP, acho que não importa. Na verdade, um pouco de cuidado é melhor - o WP não precisa se esforçar para alcançar um líder de mercado, pois é o líder de mercado. O desastroso seria apressar uma solução que quebra sites, compromete a capacidade das agências da linha de frente de entregar soluções robustas e muito mais, tudo a serviço de uma visão de design rígida que a equipe não considerará modificar.

Em primeiro lugar, @lkraav , agradeço a resposta e agradeço completamente a tarefa gigantesca que a equipe de Gutenberg assumiu. Acho que todos concordamos que o impacto é enorme.

Onde eu discordo da sua conclusão é que este é um binário "tudo ou nada". Como afirma @rickgregory , focar no editor não é desviar para uma direção diferente, mas é um passo para alcançar a visão que sua equipe estabeleceu para si mesmo. Acho que isso é especialmente pertinente, considerando que o único benefício tangível para os usuários do WordPress identificados no FAQ e em outra documentação neste momento centra-se exclusivamente no editor de conteúdo - não na tela inteira do administrador.

Direi que quando ouço "tudo ou nada", isso é um sinal de alerta para mim, pois muito raramente é algo que corta e seca. A suposição de que um editor de bloco de conteúdo não pode funcionar como um componente independente, a menos que todos os outros aspectos da tela de administração também estejam sob o controle de uma instância central de reação torna isso ainda mais preocupante.

Parece haver essa suposição de que o WordPress está quebrado e precisamos fazer essa mudança para sobreviver. Em caso afirmativo, se há essa necessidade motriz de retrabalhar completamente o WordPress, por que não houve mais interesse em experimentar o plug-in? O ecossistema de plugins nos mostrou que os usuários que acham que o WordPress não está atendendo a uma necessidade específica, não hesitam em adicionar plug-ins em seus sites. Mesmo assim, temos 3.000 instalações até hoje. Você pode dizer "bem, é porque as pessoas não querem colocar um plugin beta em seus sites" ... e provavelmente você está certo. Mas espero que você possa entender por que estamos ansiosos em pular de um plug-in beta (com menor uso de produção, na melhor das hipóteses) imediatamente para o núcleo em torno de algo que muda fundamentalmente o WordPress.

O fato de que os cronogramas não podem ser especificados torna isso ainda mais confuso. Eu aprecio o desafio que os desenvolvedores de Gutenberg assumiram, e se você me disser que "todos" é a única solução aceitável e você levará o tempo necessário para acertar, tudo bem. No entanto, 5.0 já está programado como o próximo lançamento ... então ou está pronto para ser mesclado ou você estará se dirigindo para um prazo que foi definido artificialmente sem uma compreensão clara se você pode fazer "todos" funcionar para "todos" Usuários do WordPress. No seu plano de projeto, estou curioso para saber quando o Gutenberg será estável o suficiente para os desenvolvedores começarem a revisar como isso impactaria seus plug-ins e temas? Quanto tempo será fornecido para esses desenvolvedores se prepararem para Gutenberg? Se você ainda não consegue responder a essas perguntas, não entendo como você pode planejar a fusão disso no núcleo nos próximos 12 meses.

Direi que quando ouço "tudo ou nada", isso é um sinal de alerta para mim ...

Não tenho nada a ver com definir a direção de Gutenberg, então não há necessidade de levantar bandeiras por causa de qualquer coisa que eu escrevo. Apenas interpretando o mundo aqui com o resto de vocês, temperado com um par de décadas de experiência em desenvolvimento de software. Tenho clientes reais e negócios pessoais funcionando bem no WordPress, e o paradigma quebrado de edição de HTML Visual já havia atingido seu limite comigo há um tempo. Vejo exatamente quais melhorias Gutenberg (ou o modelo, como o conhecemos hoje) pode fazer para meus processos e recebo-o de braços abertos, contribuindo com o que posso para o núcleo e o processo de Gutenberg.

Para o tópico: todos podem falar sobre "iterativo" ou "tudo incluído" o quanto quiserem, inclusive eu, mas palavras + desejos são baratos e chegar a solicitações de pull de qualidade suficiente para provar a viabilidade de uma escolha de direção é o que importa.

Eu simplesmente não vi ninguém mais colocando os recursos necessários para trabalhar nessas idéias de direção alternativa rápido o suficiente, então, no final do dia, aqueles que fornecem recursos farão as ligações de uma forma ou de outra. Compreensível, porque é muito caro participar de grandes detalhes (nível de código) e com o nível de especialização necessário.

E então teremos apenas que ver como fica e tentar influenciar as coisas com nossos requisitos dentro de um escopo de direção estratégica escolhido. Admito que não acompanho a lista de RP diariamente (muito grande), mas a equipe de Gutenberg já afirmou publicamente que está recebendo todas as contribuições. Qualquer mudança de direção só acontecerá se alguém se empenhar em descobrir a tecnologia com rapidez. "Anos" provavelmente não é um prazo razoável para colocar as peças juntas.

É por isso que prevejo (não sugiro, nem desejo especificamente, etc.) que a direção "todos" continuará. A hipótese pessoal aqui é que, aconteça o que acontecer, serei capaz de descobrir as coisas para minhas coisas e para os clientes que atendo, porque até o modelo atual parece bastante promissor. Certamente poderia ser provado que estava errado.

Eu simplesmente não vi ninguém colocando os recursos necessários para trabalhar nessas idéias de direção alternativa rápido o suficiente, então, no final do dia, aqueles que fornecem recursos farão as ligações de uma forma ou de outra. Compreensível, porque é muito caro participar de grandes detalhes (nível de código) e com o nível de especialização necessário.

É exatamente aí que esse tipo de projeto falha - e isso em particular. Incapacidade de entender que a capacidade de contribuir para uma boa solução não é - não pode - ser proporcional à habilidade de escrever código. Eu, por outro lado, diria que a habilidade de escrever um bom código é inútil (se não perigosa) quando o codificador não tem um senso amplo dos usos aos quais seu código deve responder.

O WordPress é o que é pela sua flexibilidade e extensibilidade, porque é atraente para os desenvolvedores, que podem estender sua funcionalidade, e para os autores e criadores, que não precisam de um alto conhecimento para moldá-lo à sua maneira. Essa também é a razão pela qual o WordPress é usado de várias maneiras diferentes, não apenas em blogs ou sites centrados em histórias.

Ao conceber uma nova forma de criar e editar conteúdo, é fundamental que todos os que contribuem com este projeto tenham a noção de que não podem ignorar essa flexibilidade e extensibilidade, o uso de campos personalizados, o uso de tipos de post personalizados e outros formulários de gestão e interação com conteúdos em WordPress. Não é secundário, é o cerne de seu sucesso.

Se essa nova experiência de edição não for capaz de incorporar essa gama abrangente de usos, ela não está pronta para ser lançada e não deve ser lançada.

@lkraav --Não se preocupe ... definitivamente não

Eu queria comentar sobre as solicitações pull porque isso aponta para um problema que @kevinwhoffman levantou em sua resposta mais recente neste tópico. Eu posso entender completamente a frustração que alguns colaboradores deste projeto podem sentir em relação ao número limitado de recursos para desenvolvedores. No entanto, penso sobre as conversas nos últimos meses sobre a adoção de uma estrutura JS para WordPress que geralmente se divide entre Vue e React. Uma das principais razões por trás do suporte para Vue JS foi a menor barreira de entrada para começar. Obviamente, este projeto começou antes da discussão ocorrer, mas, por favor, entenda que a barreira de entrada mais alta do React obviamente limitará o número de pessoas que podem contribuir para este projeto. A equipe decidiu por conta própria utilizar o reagente, o que é bom, já que eles estão fazendo o trabalho pesado; mas a equipe não pode reclamar se o número de colaboradores do projeto não for tão alto quanto gostaria. Eu, pelo menos, trabalho no Vue e no Angular diariamente em um ambiente corporativo, mas nunca toquei no React devido aos seus problemas de licenciamento BSD. Como tal, o tempo de aceleração para chegar a um ponto onde eu possa fornecer uma solicitação de pull de qualidade no React parece proibitivo com base (o que é na minha percepção) um cronograma agressivo.

Basta adicionar aqui que wordpress.org/gutenberg e o readme agora têm atualizações. Trabalho em andamento, mas um passo na direção certa.

Não vou assumir, porque simplesmente não sei. Mas a Automattic ou qualquer outra pessoa do WordPress com / org já encomendou uma pesquisa de mercado ou estudou as métricas disponíveis para poder dizer exatamente como o WordPress está sendo usado?

Que porcentagem o usa para contar histórias e publicar artigos na forma de blog, e quantos o usam como um CMS para apresentar sua empresa ou vender em sua loja de comércio eletrônico? E como isso está crescendo / diminuindo / projetado?

Eu deveria ter pensado que isso poderia ser uma contribuição útil para esta discussão e nos ajudaria a ver a natureza apropriada de Gutenberg, ou não, para cada modalidade.

Alguém sabe se isso está disponível e pode nos atirar um link aqui?

Obrigado Tammy! As seções wordpress.org/gutenberg e wordpress.org/gutenberg/handbook/ são muito úteis. Mas existe um roteiro completo para a versão 5 do WordPress, como ouvi Matt Mullenweg no podcast WP Tavern esta semana afirmar que Gutenberg será lançado como núcleo nisso. Quando vejo wordpress.org/about/roadmap/ tudo o que é dado é:

Versão: 5.0
Planejado: 2018
No mês anterior a um lançamento, novos recursos são congelados e o foco está inteiramente em garantir a qualidade do lançamento, eliminando bugs e definindo o perfil do código para quaisquer problemas de desempenho.

O ponto crucial desse problema é que os desenvolvedores estão especialmente preocupados com cronogramas, pores do sol de suporte e depreciações. Como exemplo, o Drupal oferece cronogramas LTS claros:
https://www.drupal.org/core/release-cycle-overview

Terrence, eu pesquisei uma pesquisa de mercado este ano para um projeto Make WordPress Marketing. Houve algumas pesquisas informais de designers, desenvolvedores e agências no WordPress, mas nada formal nem conclusivo sobre o uso. Nosso projeto se concentrou em uma pesquisa informal de agências sobre o uso do WordPress, exclusivamente com a finalidade de desenvolver materiais de apoio para que as agências comercializassem o WordPress para clientes e para consideração de adoção corporativa.

Embora não tenhamos obtido muita tração - temos apenas recursos voluntários e não obtivemos uma exposição como a atual "Você já participou da Pesquisa WordPress 2017?" link no WordPress.org - mas obtivemos alguns insights valiosos. Por favor, dê uma olhada:
https://make.wordpress.org/marketing/handbook/resources/surveys/wordpress-usage-survey-2017/

@ David Skarjune - graças, que praticamente confirma o que eu tinha imaginado.
A maioria das organizações pula essa etapa porque ela as coloca cara a cara
com a realidade, ao invés de deixá-los fazer o que querem ou o que
é pior, o que eles decidiram fazer com base na reação instintiva e no passado
experiência. Portanto, a questão permanece. qual seria a melhor forma de trazer
alguma realidade nesta história do projeto Gutenberg back-to-front. Por
a propósito, não tenho certeza se me lembro bem, se apenas sonhei,
mas Gutenberg não era um dos bebês de Matt? Se sim, eu me pergunto qual foi o
motivação e quão "real" isso era?

Na sexta-feira, 1º de dezembro de 2017 às 16:54 David Skarjune [email protected] escreveu:

Terrence, eu pesquisei uma pesquisa de mercado este ano para um Make WordPress
Projeto de marketing. Houve algumas pesquisas informais de designers,
desenvolvedores e agências no WordPress, mas nada formal nem conclusivo
sobre o uso. Nosso projeto se concentrou em uma pesquisa informal de agências sobre
Uso do WordPress, exclusivamente com a finalidade de desenvolver materiais de suporte para
Agências para comercializar WordPress para clientes e para consideração de empresa
adoção.

Embora não tenhamos conseguido muita tração, temos apenas recursos voluntários e
não obteve exposição como o atual "Você já fez o WordPress 2017
Pesquisa já? "No link WordPress.org - mas obtivemos alguns insights valiosos.
Por favor, dê uma olhada:

https://make.wordpress.org/marketing/handbook/resources/surveys/wordpress-usage-survey-2017/

-
Você está recebendo isto porque comentou.
Responda a este e-mail diretamente, visualize-o no GitHub
https://github.com/WordPress/gutenberg/issues/3354#issuecomment-348547816 ,
ou silenciar o tópico
https://github.com/notifications/unsubscribe-auth/AD0dztdHtoNFHDbK2mNc_yma5n8O1GFpks5s8C8zgaJpZM4QTl13
.

>

https://qloudpress.com/
Estábulos de Kypeside, Nether Kypeside
por Deadwaters, South Lanarkshire ML11 0JL
Telefone: +44 (0) 141-416-3322

ID da chave PGP: 18D7884E29597525
http://keyserver.pgp.com

@Skarjune - informações interessantes, obrigado pelo link. Minha principal preocupação com essa pesquisa como um guia para a comunidade WP é o detalhamento de como as pessoas descrevem seus papéis. Desenvolvedor ... 30%. Criador de conteúdo ... 1%. Quando questionados sobre quantos sites eles gerenciam, 46% disseram 25 ou mais. Esse público é típico de agências, não das pessoas que usam o WP para criar e gerenciar conteúdo.

Este é um ótimo recurso para entender a perspectiva das agências, mas parece-me que também precisamos entender a perspectiva das pessoas que usam as soluções que construímos.

@rickgregory @TerenceMilbourn A Pesquisa foi um pequeno grupo de foco auto-selecionado respondendo a uma chamada aberta promovida no WP-org, WP Tavern e mídia social, para orientar o Marketing WordPress. Não se destinava a ser um amplo veículo de pesquisa do WordPress, conforme explicado a seguir. Aqui está a repartição dos entrevistados (Empresa = Cliente):

Agência: 58 69%
__serviço de WordPress para clientes 46 - 55%
__fornecendo WordPress para clientes 12 - 14%
Empresa: 18 21%
__usando WordPress com Host 14 - 17%
__usando WordPress com Agência 4 - 5%
Empresa: 8 10%
__Enterprise WordPress (rede / nuvem) 4 - 5%
__Host fornecendo WordPress 4 - 5%

Não vamos desviar do assunto, mas deixe-me comentar sobre a necessidade de um roteiro do WordPress que esteja centralizado no projeto de Gutenberg neste momento.

A pesquisa foi ideia minha em resposta às ideias geradas pela equipe de marketing de startups no Dia do Contribuidor da WCUS 2016, especificamente para o subgrupo de Clientes e Agências que agora presido. Meu interesse era verificar com as agências sobre o uso do WordPress antes de tentar promovê-lo para mais agências.

Embora os entrevistados tenham avaliações mais positivas de Motivos para usar o WordPress em oposição a Barreiras contra ele, o Roteiro (ou seja, a falta dele) foi a principal barreira, e é por isso que estou postando neste tópico de assunto.

Sim, seria bom ter uma perspectiva ampla sobre o uso do WordPress, mas isso exigiria sérios recursos e patrocínio. Infelizmente, o argumento por trás de Gutenberg parece ser que os blogueiros precisam de um sistema de construção de blocos no futuro, embora eu não tenha visto nenhuma evidência fornecida para isso, nem por que seria um fator principal, dado o vasto usuário e base de casos de uso

Pessoalmente, trabalhei em projetos corporativos de CMS por alguns anos em várias plataformas, e as questões de fluxo de trabalho podem ser complexas. Quanto ao editor, ele normalmente é personalizado para o fluxo de trabalho e varia de acordo com a função do usuário, e o processamento em lote também é usado. Eu nunca vi uma pergunta ou / ou sobre qual editor é o melhor. A melhor referência sobre isso é "Experiência do autor", de Rick Yagodich. Falei sobre o assunto em alguns WordCamps nos últimos anos, mas, francamente, ninguém se importou ... agora, você pensaria que isso importava.

@Skarjune - OK, tive tempo de ler e pensar sobre o relatório agora, e
realmente é um excelente documento. Eu posso ver que muito trabalho duro foi feito
ele e, obviamente, fornece algum feedback e validação substanciais.

Minha reação a isso seria, digamos, como um cliente que encomendou o relatório,
que é muito limitado em seu escopo para o que queremos agora, já que só realmente
pretende obter feedback de agências e da comunidade de desenvolvedores.

Para tentar entender exatamente o que Gutenberg deveria ser, e como ele
deve funcionar, acho que precisamos de uma abordagem muito mais voltada para o exterior, para que
começamos a entender a reação, intenções e necessidades do mercado do usuário final,
quando se trata do tipo de conteúdo que desejam criar e gerenciar. E
como eles querem fazer isso.

É surpreendente para mim que a curiosidade, pelo menos, não tenha conduzido
WordPress ou Automattic para encomendar uma pesquisa de mercado que, no momento
pelo menos, é capaz de fornecer uma análise definitiva da segmentação da indústria,
tipos de organização do usuário final, análise de casos de uso, etc. para todos os seus milhões
de usuários finais.

Quero dizer, como alguém pode decidir o que construir, se eles não sabem quem eles
está construindo isso?

Se não entendemos esses fundamentos, continuamos a conversar com
nós mesmos, essencialmente, e renunciamos a qualquer entrada substancial do mundo real. E
isso significa que não entendemos o que é realmente necessário lá fora, e podemos
apenas prossiga com a construção de algo que os desenvolvedores acham que é um bom
solução.

Mas solução para quê? Essa é a verdadeira questão.

Com a capacidade de "enviar" um questionário a milhões de usuários finais por meio do
Painel WordPress, por exemplo, poderíamos, se quiséssemos realmente
entender o que é necessário para as pessoas que usam esta ferramenta no dia-a-dia
base ~ conforme as necessidades dentro do ecossistema WordPress ~ tome um
amostragem verdadeiramente global de opiniões e desenvolver alguma definição de mercado,
tamanho do segmento e outras métricas sobre as quais construir metas futuras e
planejamento.

Um questionário e uma metodologia bem pensados ​​podem ser extremamente
útil, contanto que o projeto não pudesse ir longe demais.

Como faríamos para fazer algo assim. Poderíamos fazer algo como
naquela?

Na sexta-feira, 1º de dezembro de 2017 às 20:01 rickgregory [email protected] escreveu:

@Skarjune https://github.com/skarjune - informações interessantes, obrigado
para o link. Minha principal preocupação com essa pesquisa como um guia para o WP
comunidade é o detalhamento de como as pessoas descrevem seus papéis. Desenvolvedor...
30%. Criador de conteúdo ... 1%.

Parece-me que precisamos entender a perspectiva não apenas de
pessoas que constroem soluções, mas daqueles que usam as soluções que construímos.

-
Você está recebendo isto porque comentou.
Responda a este e-mail diretamente, visualize-o no GitHub
https://github.com/WordPress/gutenberg/issues/3354#issuecomment-348600347 ,
ou silenciar o tópico
https://github.com/notifications/unsubscribe-auth/AD0dzqdI4q0CIp4ViLLF6duied048AhEks5s8FsugaJpZM4QTl13
.

>

https://qloudpress.com/
Estábulos de Kypeside, Nether Kypeside
por Deadwaters, South Lanarkshire ML11 0JL
Telefone: +44 (0) 141-416-3322

ID da chave PGP: 18D7884E29597525
http://keyserver.pgp.com

@TerenceMilbourn Existe o teste de usabilidade de Gutenberg, então isso é útil junto com a chamada para um roteiro mais claro. A telemetria foi discutida para o WordPress, mas isso é complicado, assim como uma pesquisa massiva. Assim, quanto a Gutenberg, o foco atual em usabilidade e roteiro nos ajudará a determinar se é apropriado lançar no início de 2018 para a Versão 5.

Se você tiver pensamentos ou sugestões adicionais, entre no canal Make WordPress Marketing Slack: https://make.wordpress.org/marketing/

Duas metas para 2018 são

Edição de GutenbergPersonalização Gutenberg

Existe alguma atualização sobre o problema original? Especificamente este:

Um único recurso explicando
a) por que Gutenberg existe (uma versão simplificada da postagem de
b) para onde está indo (objetivos finais + grande visão),
c) porque o projeto está atualmente focando no editor, e
d) que o foco do editor é o primeiro bloco de construção em um plano maior

Estive procurando hoje por um documento de roteiro e não consigo encontrar um.

@ mor10 , isso foi revisado durante a correção de bug do Gutenberg de hoje, gostaríamos de receber seus comentários em wordpress.org/gutenberg e no README.md deste

@jeffpaul Para começar, não há um roteiro. Ninguém dará uma resposta clara sobre quais recursos Gutenberg terá quando for lançado pela primeira vez e / ou quais recursos estarão em revisões posteriores.

Sim, Gutenberg adicionou boa documentação. Mas, como alguns notaram, não há um roteiro de desenvolvimento útil, em comparação com o Drupal, por exemplo. Embora haja um acompanhamento detalhado do desenvolvimento, onde está o roteiro de alto nível?

Uma grande preocupação é o suporte de longo prazo. Foi dito que 4.9.x será corrigido após o lançamento do 5.x, e esse tem sido o caso historicamente:
https://codex.wordpress.org/WordPress_Versions

Visto que a comunidade está sendo fortemente aconselhada a avançar com a versão 5.0, as versões legadas continuarão a ser corrigidas e por quanto tempo?

Há o medo de que o caminho do legado possa ser confuso. O plugin do Editor Clássico é oferecido como uma solução parcial, mas também requer Gutenberg e algumas configurações adicionais. O objetivo do LTS é garantir um caminho seguro por alguns anos, quando atualizações completas para novas tecnologias não forem garantidas ou orçadas.

@maddisondesigns @Skarjune sem um documento de roteiro que você está pedindo, há pelo menos a lista dos próximos marcos para Gutenberg.

@Skarjune na minha experiência, que é menos de 2 anos como voluntário no núcleo do WordPress, os patches voltaram para 3.7.x. Eu acho que é realista esperar que um patch tão antigo provavelmente não dure para sempre, mas é ainda mais realista esperar que qualquer decisão sobre isso ocorra durante reuniões abertas no Slack com atualizações postadas em Make / Core.

@jeffpaul Honestamente, isso é quase inútil. Tudo o que isso faz é basicamente fornecer links para os vários marcos marcados de Gutenberg. Não apenas inclui uma pequena parte dos problemas que realmente foram marcados com um Milestone, mas também é uma maneira muito fácil para qualquer pessoa simplesmente alterar os Milestones, caso seja necessário. Qual é o objetivo de um roteiro se você pode simplesmente mudar todos os marcos um dia antes do lançamento do projeto, se você quiser?

Deve haver um roteiro de projeto adequado (em inglês simples), descrevendo todas as funcionalidades que estarão disponíveis em Gutenberg como no WP5.0, junto com quais funcionalidades serão enviadas para as seguintes versões (5.1, 5.2 etc. ..). No momento, ninguém de fora do projeto de Gutenberg tem qualquer ideia sobre qual funcionalidade pode esperar, uma vez que esta finalmente está no núcleo, e ninguém fornecerá qualquer resposta quando solicitado. Tudo o que nos foi dito é que "_Gutenberg virá com o WordPress 5.0, mas o lançamento sairá quando Gutenberg estiver pronto, não vice-versa_".

Quem decide quando Gutenberg está "pronto"? Como eles tomam essa decisão? Quem decide qual funcionalidade é lançada no núcleo? Quem decide qual funcionalidade vai para a primeira versão e o que vai para a versão seguinte? É óbvio que ninguém fora dos desenvolvedores centrais de Gutenberg estará envolvido nesta decisão. É ridículo que o projeto tenha durado tanto tempo sem nenhum escopo ou roteiro ser definido, o que também significa que houve pouca ou nenhuma discussão com a comunidade WP sobre qual funcionalidade as pessoas realmente querem ver nisso.

@jeffpaul Obrigado pela informação! Isso é útil, mas mais para o processo de desenvolvimento interno e as partes interessadas, não tanto para as partes externas que planejam a arquitetura e o suporte do sistema, tanto de curto quanto de longo prazo.

Por exemplo, os marcos da versão Drupal e LTS são muito específicos:
Roteiro de desenvolvimento Drupal
Ciclo de lançamento principal do Drupal: versões principais, secundárias e de patch

O Joomla, por outro lado, está vacilando um pouco sobre seu novo framework 4.0, que não é um bom presságio para o projeto devido aos seus problemas anteriores de versão:
Joomla!

Portanto, apesar dos problemas do debate sobre Gutenberg, e no espírito de abordar "Forneça um esboço em linguagem simples do escopo, direção e objetivos do projeto", um roteiro detalhado e um cronograma de LTS fariam uma grande diferença, especialmente para acampamentos de agências e empresas. Obrigado pela ajuda!

Há muitas informações, bem como a declaração de missão de Gutenberg ( Tudo é um bloco ), no README do projeto.

Embora eu ache que há algumas boas ideias nesta edição, ela se tornou bastante opressora com muitas vozes diferentes, perguntas diferentes e objetivos / metas diferentes.

Muitos dos comentários sobre este problema foram / continuam a ser tratados pela equipe de Gutenberg. Um dos tópicos comuns que vejo aqui são as preocupações em torno do roteiro / compatibilidade; Acho que é importante lembrar que o WordPress 5 planeja ser lançado com o Gutenberg, mas os usuários ainda podem recorrer ao "Editor Clássico", então não devemos deixar os usuários perdidos.

Vou encerrar isso porque não acho que seja um problema acionável. Isso não quer dizer que nada / tudo aqui esteja errado ou que não haja itens acionáveis. Em geral, há muitos para considerar facilmente esse problema como "encerrado".

O que você fez com WP Tavern !! ?? Vim ler notícias do WP e todo o portal está a serviço da propaganda de Gutenberg. Me dá um tempo.

Sim, eu sei a resposta. Você não está associado a eles.

Esta página foi útil?
0 / 5 - 0 avaliações