Pegjs: Manutenção e saúde do projeto

Criado em 9 fev. 2020  ·  71Comentários  ·  Fonte: pegjs/pegjs

Olá @futagoza!

Durante a semana passada, fui marcado em várias questões por @StoneCypher , que expressou suas preocupações com a manutenção do PEG.js e a integridade do projeto (ele também me contatou sobre isso em particular por e-mail). Não tenho acompanhado muito o desenvolvimento do PEG.js desde que transferi a manutenção para você, mas as ações dele me fizeram dar uma olhada.

Tenho que admitir que o estado atual do projeto me deixou triste. Há toneladas de mudanças no código, mas a última versão ainda é 0.10.0 que eu fiz em 2016 (!). Aparentemente, você estava a caminho de lançar o 0.11.0 em 2018 , mas isso nunca aconteceu. Seu último comentário na edição fala sobre reescrever o PEG.js no TypeScript (?). Existem também vários outros problemas menos evidentes.

Embora eu não aprove a forma de expressão de @StoneCypher, entendo e compartilho suas preocupações. Neste ponto, eu não recomendaria o PEG.js como base de nenhum projeto.

Como você sabe, quando eu transferi o PEG.js para você, eu deliberadamente cortei todos os meus laços com ele. Eu queria que ele se desenvolvesse de forma independente, sem meu envolvimento direto ou indireto, e sem meu espectro pairando sobre ele. Não tenho mais direitos sobre o site do PEG.js, GitHub ou pacote npm. Mas sinto que tenho que falar agora. Gostaria de pedir que você considere o estado atual do PEG.js, seu futuro e pense em mudanças para tornar o projeto saudável novamente.

Tenho certeza de que a comunidade PEG.js compartilha as preocupações expressas acima e gostaria de receber uma resposta honesta. E embora eu não queira sugerir nenhum curso de ação específico, acredito que a comunidade pode ser a chave para resolver os problemas atuais do projeto.

Espero que você não leve a minha mensagem de uma maneira ruim. Eu sei muito bem que manter um projeto como o PEG.js é difícil e não se pode satisfazer a todos o tempo todo. É só que eu senti que minha palavra pode levar você a pensar sobre essas questões e que a comunidade PEG.js merece uma resposta.

Obrigado por ouvir.

Comentários muito úteis

Ya'll eu acho que é hora de pararmos de resmungar no rastreador de problemas aqui. Eu também quero ver o projeto avançar, mas os Mantenedores não nos devem nada. A melhor abordagem seria alguém bifurcar e manter da maneira que achar melhor. Precisamos aparecer ou seguir em frente, porém, não há muito valor em resmungar sobre o trabalho gratuito dos outros. Claramente eles não têm tempo, energia ou desejo de manter o projeto em andamento, e tudo bem!

Todos 71 comentários

Desespero ter que bifurcar esta biblioteca, o que significa que nenhum dos consumidores existentes jamais receberá ajuda, e uma das bibliotecas mais importantes da Internet morreu

RASGAR

Em terça-feira, 18 de fevereiro de 2020 às 5h59 John Haugeland [email protected]
escrevi:

Desespero por ter que bifurcar esta biblioteca, o que significa que nenhuma das bibliotecas existentes
os consumidores receberão ajuda, e uma das bibliotecas mais importantes do
a internet morreu


Você está recebendo isso porque está inscrito neste tópico.
Responda a este e-mail diretamente, visualize-o no GitHub
https://github.com/pegjs/pegjs/issues/639?email_source=notifications&email_token=AAAETTRJGY4Q5AWE76RBM2DRDPSURA5CNFSM4KSDGYBKYY3PNVWWK3TUL52HS4DFVREXG43VMVBW63LNMVXHJKTDN5WW2ZLOORPWSZGOEMCCBUAissue#comment-58ZLOORPWSZGOEMCCBUA7
ou cancelar
https://github.com/notifications/unsubscribe-auth/AAAETTRC57XZWSLTNS3VLL3RDPSURANCNFSM4KSDGYBA
.

Eu usei esta biblioteca 5 anos atrás quando ainda estava aprendendo a codificar JS. Eu fiz uma linguagem que renderiza para HTML que é mais expressiva do que qualquer dialeto Markdown que eu conhecia. Hoje, reconsiderei que a linguagem fosse mais evoluída, mas descobrir que essa biblioteca não é tão saudável quanto eu esperava. Apenas sinta-se triste.

Minha empresa também usa este pacote e gostaria muito de ver o recurso do módulo ES e o recurso de linguagem TypeScript lançados em breve.

Se @futagoza não puder mais manter este pacote, ele deve deixar outra pessoa assumir.

Tenho certeza de que a comunidade PEG.js compartilha as preocupações expressas acima e gostaria de receber uma resposta honesta.

Mais de dois meses, e ainda sem resposta?

Parece-me que @futagoza caiu: todas as atividades nas várias comunidades de sua página inicial vinculada são interrompidas ao mesmo tempo. Triste.

você ainda pode ver a atividade nos últimos sete dias nos canais secundários

Entrei em contato por e-mail para ver se o @futagoza poderia ajudar com o gerenciamento da comunidade. Acho que seria melhor se pudéssemos encontrar algumas pessoas interessadas em fazer versões de manutenção na v0.10 e algumas pessoas para trabalhar na v0.11.

Por favor, lembre-se de ser gentil e vamos todos fazer o que pudermos para ajudar. Se alguém tiver outras maneiras de entrar em contato, reserve um tempo para entrar em contato e vamos ver se podemos aliviar o fardo e trabalhar juntos.

Este pedido de ajuda à comunidade @futagoza foi levantado muitas vezes, mas não obtivemos resposta sobre esse assunto.
Só podemos assumir este projeto como abandonado, e juntos decidir sobre uma bifurcação para trabalhar a partir daí.

Recebi resposta por e-mail. Vou acompanhar assim que tiver mais informações para compartilhar.

Não devemos liberar 0.10. Foi colocado em ferramentas isoladas realmente estranhas, a metodologia de desenvolvimento foi alterada para algo bizarro e de nicho, foi movida para sistemas de compilação com falha, etc.

Nós realmente precisamos voltar para 0.9 e escolher PRs em seu estado original, e manter o sistema limpo original de David. Não podemos deixar o Futagoza pular versões por três anos porque ele criou uma bagunça, depois esperar por alguém que esteja disposto a manter sua abordagem e tentar liberá-la

Isso precisa ser transformado em um sistema de nó padrão agora. É necessário há anos e todos os usuários ativos pedem isso desde sempre

@StoneCypher Acho que você pode ter perdido alguma coisa ou pode ser apenas um erro de digitação - já temos uma versão 0.10. Então você quis dizer a versão 0.11?

oh, meu erro, 0.10.0 é o lançamento de 4 anos de David, você está certo

@tilgovi Alguma novidade para compartilhar?

Em geral: existe outra biblioteca de analisadores que alguém possa recomendar?

Francamente, nenhum deles é utilizável.

Nenhum deles, exceto canopy e ohm, tem uma versão no navegador

Waxeye diminui drasticamente sob uso de luz mesmo, assim como apg

As gramáticas de Jison são um quebra-cabeça de Vulcan, definido para levar qualquer humano que não seja Lex Luthor delirante

ANTLR é como comer vidro quebrado que de alguma forma também é abelha

Quase é divertido e interessante e eu simplesmente não consigo obter as promessas que as análises iniciais dão. Eu reconheço que eu deveria ser capaz. Estou tentando há anos.

Ohm é super poderoso e divertido e uma maneira totalmente diferente de olhar para o problema e não um substituto razoável. É como recomendar a substituição do lisp pelo prólogo. Peg e Ohm apenas se aplicam tecnicamente aos mesmos domínios de problemas. É quase garantido que pelo menos um deles será um ajuste ruim.

Bennu é buggy e produz resultados incorretos.

Parsimmon é interessante e poderoso, mas eu não gosto de combinadores de analisadores e é bastante detalhado.

Par.js pegou as primeiras dez linhas do meu PEG e as transformou em 200 linhas de código. Ai

Chervotain fez 1900 linhas. Na verdade, escrevi um peg para traduzir meu peg para o Chervotain. É certo que é incrivelmente rápido, mas a última coisa que quero fazer é transcompilar uma gramática, e a penúltima coisa que quero fazer é manter o Chervotain. Até os caras do XML chamariam isso de verboso.

A razão pela qual o PEG persistiu apesar de apodrecer na videira por meia década é que nada atualmente vivo pode substituí-lo.

Inicialmente, recebi uma resposta muito atenciosa quando entrei em contato por e-mail. Sugeri maneiras de ajudar a comunidade a começar a manter uma ramificação 0.10.xe me ofereci para trabalhar na revisão e gerenciamento de contribuidores. Já se passaram semanas desde a última vez que recebi uma resposta.

Ya'll eu acho que é hora de pararmos de resmungar no rastreador de problemas aqui. Eu também quero ver o projeto avançar, mas os Mantenedores não nos devem nada. A melhor abordagem seria alguém bifurcar e manter da maneira que achar melhor. Precisamos aparecer ou seguir em frente, porém, não há muito valor em resmungar sobre o trabalho gratuito dos outros. Claramente eles não têm tempo, energia ou desejo de manter o projeto em andamento, e tudo bem!

eu seria a favor de um novo fork mantido sob nova administração - deve ser chamado POG.js
estou certo colegas?

Eu também quero ver o projeto avançar, mas os Mantenedores não nos devem nada. A melhor abordagem seria alguém bifurcar e manter da maneira que achar melhor.

Normalmente eu concordaria, mas neste caso o pedido vem do autor original do PEG.js que entregou os direitos de mantenedor para alguém que se ofereceu para avançar e agora aparentemente abandonou o projeto, deixando todos os outros no limbo. Tudo bem para o novo mantenedor dizer "na verdade, este não foi um bom projeto para mim, alguém pode tentar", mas em vez disso é apenas silêncio. Se eu fosse @dmajda , ficaria muito chateado para ser honesto.

Se eu fosse @dmajda , ficaria muito chateado para ser honesto.

Não estou realmente chateado, mas me arrependo de não ter feito duas coisas:

  1. Não espere mais antes de entregar o PEG.js para um novo mantenedor. Talvez eu devesse ter esperado que vários candidatos aparecessem e escolher entre eles, exigir contribuições primeiro ou algo semelhante.

  2. Não manter as “chaves” do projeto (acesso ao site PEG.js, GitHub e pacote npm).

Qualquer um destes pode ter impedido a situação atual. Infelizmente, isso é óbvio apenas em retrospecto.

De qualquer forma, fica bem claro pela sua não reação que o @futagoza não está mais interessado no PEG.js. Eu não observei o espaço do gerador do analisador JavaScript nos últimos anos, então não sei se existe um bom substituto do PEG.js. Mas se não, eu gostaria que alguém suficientemente interessado e motivado pegasse o código PEG.js e continuasse o desenvolvimento sob um novo nome. Eu acredito que este seria o melhor curso neste momento. A única questão a decidir é se continua do estado atual ou do estado anterior às alterações feitas pelo @futagoza.

Acho que mudar o nome é uma boa ideia para evitar confusão, pelo menos se o site original e o repositório ainda estiverem ativos. Além disso, é possível que várias pessoas apareçam, cada uma querendo levar o PEG.js em uma direção diferente. Nesse caso, seria lamentável ter “fork PEG.js de Joe”, “fork PEG.js de John”, etc.

Lamento esta situação. Se eu fizer um projeto de código aberto novamente e acabar entregando para alguém, com certeza farei diferente.

Obrigado @dmajda pelo seu apoio.

Entrei em contato com @futagoza há alguns dias por e-mail, mas não recebi resposta, e vejo que eles estão ativos no github desde então, então acho justo dizer que eles estão ignorando completamente esse problema.

Eu bifurquei o projeto para https://github.com/codemix/pegjs e reverti para o último commit antes do @futagoza assumir, atualizando as dependências para que elas funcionem em versões mais recentes do nó, mas mantendo as alterações no mínimo. Eu ainda não publiquei um release e gostaria da ajuda de qualquer pessoa interessada em contribuir na seleção de commits apropriados para que possamos seguir em frente. Configurei o travis-ci, mas provavelmente é melhor usar as ações do github neste momento.

Não posso garantir que o codemix possa manter este fork para sempre, mas garanto que, se a comunidade avançar e contribuir lá, garantiremos que não entremos na mesma situação em que uma pessoa está bloqueando o desenvolvimento futuro novamente.

Não manter as “chaves” do projeto (acesso ao site PEG.js, GitHub e pacote npm).

Olá.

Eu não sei sobre o site e o acesso ao github, no entanto,
O npm tem um processo para resolver conflitos nos nomes dos pacotes.

Então esse é um item que pode ser recuperado.

Quem está pagando pelo nome DNS https://pegjs.org ?
Se bem entendi, o nome de domínio expirará em ~ 1 semana , dependendo do período de carência
pode ser possível recomprar o pegjs.org em 1-2 meses.

@bd82 - não podemos contestar isso porque não há causa. dmajda optou por entregar o projeto a alguém que nunca fez nada, e essa pessoa fugiu.

@phpnode - Tenho uma modernização significativa do projeto em andamento

@StoneCypher soa bem! Isso está no seu fork em https://github.com/StoneCypher/pegjs ?

Entrei em contato com o proprietário do pacote https://www.npmjs.com/package/peggy que não foi atualizado em 9 anos e eles concordaram em nos dar o nome. Eu criei uma nova org github e movi o repositório para aqui: https://github.com/peggyjs/peggy Eu ficaria feliz em adicioná-lo à organização se você quiser?

Eu adoraria participar de sua organização.

Não, não é disso que estou falando; isso é apenas um fork de correção de bugs para o projeto principal. Eu já tenho um domínio e um nome de pacote :)

Meus objetivos são modernizar a saída e o editor, corrigir muitos bugs antigos, melhorar radicalmente a testabilidade e corrigir os enormes binários !#%%#& que recebo desnecessariamente

Você pode disputar o que quiser com o npm, eles geralmente são muito úteis, você não precisa de "causa" para entrar em contato com o suporte sobre a propriedade do pacote, não é um processo legal

O pessoal do NPM tem diretrizes claras sobre quando um repo pode ser contestado, e isso infelizmente não se encaixa.

Ouça, pense sobre isso. Se toda vez que um repositório ficasse escuro, qualquer rando pudesse assumir o controle, você estaria olhando para um pesadelo de segurança extremo, onde sempre que alguém quisesse atacar as pessoas, eles apenas escolheriam alguma biblioteca de suporte aleatória que estava fria e seria como "Eu quero ser o novo mantenedor"

O processo deles é para coisas como abuso, controle de marca registrada e coisas dessa natureza

se você diz que é inútil antes de tentar, tudo bem cara. Eu não me importo. Tive sorte conversando com eles sobre conflitos e eles foram muito prestativos sem ter nada a ver com questões de marca registrada ou coisas dessa natureza, se @dmajda quiser tentar, é só mandar um e-mail. O pior caso é que eles dizem não e você perde 5 minutos de tempo.

A política npm name disputes declara explicitamente que o processo pode ser usado para:

Adote um pacote "abandonado"

Eu recomendaria tentar este processo, há provas suficientes de que o pacote foi abandonado ...

pode ser

Estou realmente muito preocupado agora que vejo a nota do bd82 de que o domínio está prestes a expirar. Isso pode ser catastrófico

@futagoza , por favor, deixe um de nós corrigir isso. Já faz anos

Olá, tenho acompanhado esta conversa por um tempo. Eu não me importo com o nome do pegjs, será incrível vê-lo mantido ativamente, não há analisadores tão fáceis de usar.

Em relação ao domínio, ele foi renovado, mas provavelmente foi uma coisa automática de olhar para a data de criação. Não tenho certeza de como a expiração teria sido catastrófica? Eu diria que ser renovado é um problema pior.

É porque não queremos perder o SEO. Doze anos de patente. Que pesadelo.

Adquiri pegjs.com . Se vocês puderem configurar seu fork para isso, podemos mapear o site e o Google pode ter um substituto pronto.

Tive sorte conversando com eles sobre conflitos e eles foram muito prestativos sem ter nada a ver com questões de marca registrada ou coisas dessa natureza, se @dmajda quiser tentar, é só mandar um e-mail. O pior caso é que eles dizem não e você perde 5 minutos de tempo.

Desculpe, mas não entrarei em contato com o suporte do npm em relação à disputa de pacotes. Sinto que isso não depende de mim, mas da comunidade interessada em desenvolver ainda mais o PEG.js. Se tal comunidade se forma (e a julgar pelos comentários acima, acho que já está se formando), devem ser seus membros que tentam obter os direitos, não eu. E se não se formar, não faz sentido obter os direitos.

Mais importante, acho que não faz sentido obter os direitos do pacote e ainda não possuir a organização e o site do GitHub. Isso só levaria a confusão para os usuários. Eu encorajaria fortemente a comunidade a começar com um nome novo e não utilizado anteriormente.

É porque não queremos perder o SEO. Doze _anos_ de posto. Que pesadelo.

Esta é _exatamente_ a razão pela qual eu acho que não faz sentido continuar o desenvolvimento sob o nome PEG.js enquanto o site atual e a organização do GitHub estiverem ativos.

Existem muitos exemplos de projetos conhecidos que se bifurcaram com um novo nome. Este é um caminho perfeitamente viável. Os usuários aprenderão eventualmente.

Adquiri pegjs.com . Se vocês puderem configurar seu fork para isso, podemos mapear o site e o Google pode ter um substituto pronto.

Sinto muito, mas este é exatamente o exemplo de confusão que estou falando. Como usuário, gostaria de saber qual é a relação entre .org e .com, talvez pensando se o último é alguma versão comercial do PEG.js.

Basta pensar nessas questões. Obrigado.

Mais importante, acho que não faz sentido obter os direitos do pacote e ainda não possuir a organização e o site do GitHub.

Não depende mais de você, David. Você se curvou.

Se alguém optar por entrar em contato com o NPM, também entrará em contato com o Github. Ambos são Microsoft, e ambos estão agindo sob políticas idênticas.

Nesse ponto, o site não será mais pegjs.org , porque você deu esse site para alguém que nem renovaria o domínio e você se recusa absolutamente a falar com eles sobre isso, apesar de saber que você é a única pessoa que ele vai ouvir.

David, você deu o antigo domínio a alguém que vai descartá-lo porque passou anos fazendo literalmente nada e está deprimido ou preguiçoso demais para responder.

.

Esta é exatamente a razão pela qual eu acho que não faz sentido continuar o desenvolvimento sob o nome PEG.js enquanto o site atual e a organização GitHub estiverem ativos.

David, eles estão falando sobre tirar a organização do Github, e eu estou falando sobre substituir o site, então bifurcar a biblioteca com um novo nome.

Os protestos que você está fazendo estão incorretos. Estamos falando de estratégias para contornar essas coisas, porque há um ano pedimos sua ajuda para lidar com isso da maneira que você imagina, e você se recusou firmemente a se envolver.

Em vez disso, você está esperando que uma comunidade o faça, quando o que a comunidade está realmente dizendo é "precisamos da sua ajuda para quebrar o estrangulamento que uma pessoa tem que mantém a comunidade de fora".

Como você não faria isso, somos literalmente forçados a substituir tudo o que você está falando sobre a necessidade de manutenção.

Esta é uma bifurcação hostil, David. Não precisa ser, mas Futagoza está fingindo ser um fantasma, e você, a única pessoa que pode obter respostas dele, não vai pedir para ele fazer a coisa certa de bom senso

O nome da biblioteca que você criou? Tem que ir embora agora, porque você não vai ajudar a resolver o problema

A organização que você criou? Tem que ir embora agora, porque você não vai ajudar a resolver o problema

O site que você criou? Tem que ir embora agora, porque você não vai ajudar a resolver o problema

Nenhuma comunidade _ existe _, porque você deu esta biblioteca para a pessoa errada, e você não vai se envolver na recusa dele em entregá-la à comunidade que você finge precisar consertar isso

.

Adquiri pegjs.com . Se vocês puderem configurar seu fork para isso, podemos mapear o site e o Google pode ter um substituto pronto.

Sinto muito, mas este é exatamente o exemplo de confusão que estou falando. Como usuário, gostaria de saber qual é a relação entre .org e .com, talvez pensando se o último é alguma versão comercial do PEG.js.

Ninguém pensa que .com significa comercial.

Vamos colocar um grande banner no topo que diz "o detentor temporário do domínio antigo, deixe-o morrer. Este é o antigo pegjs gratuito do pegjs.org, e estamos colocando o material moderno que você pode usar no ferramentas modernas aqui em vez disso."

Se você não estiver disposto a ajudar a manter o domínio, esta é a escolha que nos resta.

Vocês dois estão dizendo que a comunidade precisa lidar com isso e depois dizendo "a comunidade não está lidando com isso direito", e também se recusando a fazer
qualquer coisa você mesmo

Eu pensei muito sobre esses problemas e, como você não quer participar, é assim que vou evitar esse problema. Se você tem uma ideia melhor, comece a fazê-la, ou pelo menos nos conte qual é.

É dramaticamente melhor para pegjs ter um pontocom do que nenhum site. Todas as outras peças de ferramentas JS têm um ponto-com. Isso não vai confundir ninguém.

.

Basta pensar nessas questões. Obrigado.

Nós escrevemos que isso ia acontecer um ano atrás.

Isso foi bem pensado. Esta não é a primeira biblioteca crítica que desapareceu porque o autor a entregou para a pessoa errada, depois tentou fazer com que pessoas sem controle a corrigissem

.

Desculpe, mas não entrarei em contato com o suporte do npm em relação à disputa de pacotes.

Você não está sendo solicitado. Você não está mais envolvido.

Quer dizer, eu até me ofereci para pagar por isso. Eu me ofereci para pagar Futagoza $ 200 para registrar apenas um domínio

Também entrei em contato com o registrador para ver se posso pagar pelo domínio de outra pessoa sem tomá-lo, mas espero um "não" para isso

Isso é 100% porque David deu as chaves para alguém negligente, não vai pedir as chaves de volta e quer que as pessoas sem as chaves parem de quebrar as janelas para entrar na casa

Se você deseja que seu antigo nome de domínio seja reconhecido, nós também queremos! Você tem 36 horas para convencer o Futagoza a sair da bunda

Caso contrário, permaneceremos em .com por cerca de dois meses e, em seguida, serão .com e .org assim que os dois períodos de recadastramento expirarem

Uma coisa que muitas pessoas esquecem sobre domínios é que você não pode simplesmente agarrá-los depois que eles expirarem. O registrador os mantém a preço normal por duas semanas, depois a preço inflacionado por seis semanas.

O SEO desse domínio será completamente destruído no final do dia 4 .

Nesse ponto, o .org será em grande parte uma curiosidade histórica.

David, se isso faz você se sentir melhor, ninguém pensa que o React é comercial apesar de ter um .com. Algo como metade das ferramentas javascript têm .coms, e são quase todas gratuitas. Na verdade, fiquei muito bravo com o ExtJS quando soube que era pago; tem um .com

Se a sua pergunta não é "como podemos impedir que ele fique offline" ou "como podemos manter o SEO", mas sim "o TLD vai confundir as pessoas", acho que minha opinião é que você está preocupado com o pouco problemas quando há alguns problemas realmente grandes vindo

Por favor, considere entrar em contato com Futagoza e incentivá-lo a renovar o domínio. Ficarei feliz em pagá-lo para realizar essa tarefa trivial, para que o resto de nós não sofra.

Estamos todos muito frustrados por você ter ficado à margem assistindo isso acontecer por anos. Você pode consertar isso e o resto de nós não. Esta é a única coisa que podemos fazer. Você é o único que pode realizar a estratégia que está tentando nos levar.

Você escreveu mais para nós do que seria necessário para escrever para Futagoza. Duas frases suas para ele em um e-mail, e acabou.

Neste ponto, você esperou tanto que, mesmo que tenha feito a coisa certa, ele pode não ver a tempo

Aliás, ninguém nunca se confundiu em pensar que o PegJS era uma organização sem fins lucrativos.

O TLD correto real para algo assim é .net

Havia muitos exemplos de projetos conhecidos que se bifurcaram com um novo nome. Este é um caminho perfeitamente viável. Os usuários aprenderão eventualmente.

Sim, David, isso é o que eu já disse que estava fazendo. Já paguei por 10 anos de registros nos domínios da nova organização e biblioteca. Já anunciei isso, neste tópico .

Mas também precisam de um lugar para aprender que existe uma opção e precisam saber que não estão começando do zero.

Estamos fazendo um garfo. Nós sabemos como os garfos funcionam. Entendemos que você está forçando uma bifurcação para não precisar enviar um e-mail.

Estamos limpando sua organização, seu site e o nome de sua biblioteca, porque alguém não gastará US$ 6 e você não gastará duas frases.

No entanto, também entendemos o dano que está por vir e estamos tentando evitá-lo. Os garfos causam danos extremos.

A razão pela qual você protestou "ei, cara, às vezes os garfos não destroem tudo" é que quase sempre eles o fazem.

A comunidade está tentando apagar os cinco alarmes de incêndio. Não precisamos que nos digam o que é fogo. Obrigado.

Pegue um balde.

Eu disse em fevereiro que estava desesperado de que esse seria o resultado.

Essa palavra "desespero" foi usada estritamente corretamente. Todos nós vimos isso acontecer, todos sabemos o imenso dano que vai causar, todos sabemos que é fácil prevenir, mas há apenas duas pessoas que são capazes de afetar o resultado. Um não responde e o outro apenas responde dizendo "não vou pedir ajuda, a comunidade impotente que está pedindo a ele há um ano deveria fazê-lo"

Estamos a dois dias do prazo, David. Pare de fingir que precisamos fazer alguma coisa. Fizemos tudo o que é possível. Gastamos mil dólares tentando contornar sua falta de vontade de pedir ao Futagoza para fazer a coisa certa.

Custa-vos dois $0 para agir. Nós literalmente não podemos tirar isso dele, e você sabe disso.

A única maneira de qualquer mudança sensata acontecer aqui é você enviar um e-mail para ele. Essa é a única coisa que pode funcionar que não foi tentada repetidamente.

Honestamente, teremos sorte se pudermos capturar o domínio antes que um spammer enviando vírus coloque um falso

Você não está apenas deixando um site morrer, David. Você está colocando seus usuários antigos em risco de comprometimento

Isso é realmente muito sério

@StoneCypher Deixe-me esclarecer uma coisa: meu envolvimento com o PEG.js terminou em 2017. Não quero me envolver novamente. Eu criei este problema _somente_ porque há alguns meses você me marcou várias vezes em vários problemas neste repositório e depois me escreveu um e-mail pedindo ajuda, com o qual acabei concordando, porque senti que minha palavra poderia ter algum peso e levar as coisas adiante. Por favor, não me faça me arrepender disso.

Não me lembro de você ter me pedido para entrar em contato com @futagoza diretamente ou ajudar de alguma forma depois de criar esse problema. No entanto, lembro-me de me escrever que você não vai "se apoiar em mim novamente" depois que eu o criei. A esse respeito, vejo suas múltiplas acusações como falsas, seu tom como insultante e seus pedidos de ajuda como altamente inapropriados, dadas todas as outras coisas que você acabou de jogar em mim.

Quanto a eu escrever para @futagoza , não acredito que faça sentido. Este é um projeto de código aberto, as coisas devem ser resolvidas abertamente, não em e-mails privados. E várias pessoas aparentemente já escreveram para ele, então ele provavelmente está ciente do que está acontecendo.

Quanto ao pacote npm, só falei sobre isso porque o @jquense sugeriu que eu escrevesse para o suporte npm. Só queria esclarecer minha opinião sobre isso.

Quanto ao domínio pegjs.org, interpretei mal o comentário de @AlansCodeLog para significar que o domínio já foi renovado. Aparentemente não era. Isso torna meu ponto de vista sobre .org vs .com mais ou menos inválido.

De qualquer forma, acho que estive envolvido nesta discussão mais do que deveria, então estou cancelando a assinatura desta edição. Todos, por favor, não tomem nenhuma das minhas opiniões como mais do que apenas opiniões e sintam-se à vontade para fazer o que quiserem.

Boa sorte!

Precisamos deixar o nome para trás se não controlarmos as contas associadas a ele, qualquer coisa menos é muito confuso para quem não conhece o plano de fundo, enquanto "este é um projeto é um fork compatível com versões anteriores do PEG.js" é facilmente compreensível para quem já usa o PEG.js e não importa para quem é novo no projeto.

Vou ficar com o nome "peggy" e prosseguir com meu fork em https://github.com/peggyjs/peggy

Não vamos colocar mais energia em tentar convencer o @futagoza a fazer a coisa certa, espero que eles caiam em si eventualmente e possamos nos tornar PEG.js novamente. Até lá, vamos fazer algum progresso em direção a um lançamento inicial!

Não me lembro de você ter me pedido para entrar em contato com @futagoza diretamente ou ajudar de alguma forma depois de criar esse problema.

Já te perguntei cinco vezes, @dmajda

Vou ficar com o nome "peggy" e prosseguir com meu fork em https://github.com/peggyjs/peggy

Se quiser, mas avisando, já tenho muito trabalho feito, e gostaria da sua participação, @phpnode. Eu também possuo domínios relevantes que irão limpar a maior parte do SEO relevante e ter uma implementação do Monarch em grande parte feita, além da incorporação direta da maioria das ferramentas diretamente no IDE.

@StoneCypher Estou ansioso para ver o que você criou, esse trabalho já é público em algum lugar e você fez o fork da versão mais recente ou do commit mais recente?

Minha filosofia com o fork é fazer uma versão inicial muito pequena usando o último ponto bom conhecido como base, puxando apenas alguns dos PRs de correção de bugs, mas nada que toque o sistema de compilação ou a reescrita de teste etc. Quando estamos felizes com isso vamos publicar e tentar chegar a um plano para os objetivos maiores, mas como você disse em outro lugar - precisamos manter os lançamentos pequenos, incrementais e gerenciáveis.

Com uma base de código como essa, que antecede muitas das ferramentas mais modernas, é _muito_ tentador mergulhar e mudar bastante coisa de uma só vez. Especialmente o material codegen. Estou me esforçando muito para resistir a essa tentação porque acredito que esse excesso de ambição foi o que deixou o @futagoza preso na lama por tanto tempo. O grande problema que tenho com o trabalho deles é que muita coisa mudou desde o último lançamento que é difícil ter confiança de que tudo funciona como esperado e que não existem bugs enormes e aterrorizantes à espreita em algum lugar da base de código que acabamos de usar não sei.

Ainda não é público porque estou aguardando autorização de projeto externo do meu empregador. Eu pedi isso três dias atrás, quando soube do problema do nome de domínio. A regra geral é de duas semanas, mas são os feriados.

Eu definitivamente posso adicioná-lo à organização, onde você pode ver o rastreador de problemas e, portanto, o que planejamos. Se você quiser fazer o seu próprio ou se juntar ao nosso, você é bem-vindo ao nosso grupo (assim como David, assim como qualquer um dos outros.)

Na verdade, é por isso que pedi a outras pessoas que apontassem seu fork para pegjs.com, é que até que eu tenha essa autorização eu realmente não posso fazer isso sozinho, e o prazo do domínio é antes que eu possa praticamente receber essa autorização

@StoneCypher sim, por favor, ficaria feliz em ser adicionado ao org. Espero que possamos trabalhar juntos, pois dividir a comunidade seria realmente lamentável.

C'est fantástico. Concordo que uma separação seria fortemente indesejável e realmente quero que outras pessoas ajudem. Minha compreensão do trabalho de David é... modesta, na melhor das hipóteses 😀

Convidei você para seis repositórios com acesso de gravação. Por favor verifique seu email.

O código ainda não está ativo, aguardando essa autorização. Por favor, olhe no rastreador de problemas do repositório issues

Quanto ao domínio pegjs.org, interpretei mal o comentário de @AlansCodeLog para significar que o domínio já foi renovado. Aparentemente não era. Isso torna meu ponto de vista sobre .org vs .com mais ou menos inválido.

Foi renovado (veja o ano):

Expiração do registro: 2021 -11-28 14:31:06 UTC
Atualizado: 26/11/2020 01:41:16 UTC
Criado: 28/11/2014 14:31:06 UTC

Além disso, só quero dizer do meu ponto de vista como usuário, nome, seo, etc, realmente não importa no grande esquema. As pessoas que usaram ou estão interessadas em peg.js acabarão se deparando com esse problema e encontrarão alternativas, se a alternativa for boa, ela se tornará conhecida.

Também para aqueles que criam forks, eu consideraria cuidadosamente usar um fork do github. Forks não aparecem na pesquisa do github por padrão (a menos que tenham mais estrelas, uma barra bastante alta a ser superada). Se eu pesquisar "peg.js", seu fork não aparecerá. Por outro lado, se você usar um repositório regular e colocar "peg.js" na descrição, ele deverá aparecer. Além disso, o código de um fork não pode ser pesquisado na barra de pesquisa e, possivelmente, pode haver outras limitações. Eu pessoalmente acho que eles são mais valiosos do que aparecer na lista de bifurcações. Alternativamente, acho que se pode manter um fork (por exemplo, name/peg-js-fork) e um repo (org/peg-js) em sincronia e definir o fork para um branch fictício com um aviso.

É um repo regular, exatamente por esse motivo ❤️

Fico feliz em ver que o SEO não está sendo destruído

@StoneCypher - Houve algum movimento na abertura do projeto do seu empregador?

sim. Acredito que em breve terei autorização.

@StoneCypher ping mensal para status? :)

Eu me enrolei em alguns detalhes corporativos. Acho que está quase lá. Peço desculpas

Em resumo, o PEG.js está morto, renascendo como :

E há também o moo lexer como alternativa não tão semelhante como dito aqui:
https://github.com/messageformat/messageformat/pull/288

Estou certo ?

Peggy também parece mais morta do que viva.
Parece que o @StoneCypher tem um projeto real mantido. Então estou de olho nisso.
@futagoza está vivo, mas ignora tudo.
Minha esperança é que ele entregue o projeto.

moo lexer é bom. Mas não é uma alternativa real se você quiser trabalhar com gramática "real". moo é apenas um lexer. Pegjs é mais do que um Lexer.
A única alternativa que encontrei é
https://github.com/kach/nearley

Alguns outros:
https://github.com/zaach/jison
https://github.com/harc/ohm

Mas no geral: Pegjs simplesmente é a biblioteca mais estável e rápida para mim.

Estou disposto a começar a ajudar o @phpnode ou @StoneCypher que cortar um lançamento de qualquer tipo primeiro. Ele não precisa ter o nome final para mim, ele só precisa responder a npm install com um checkout não github.

É uma corrida!!!

Vou liberar assim que meu empregador assinar. 🤷‍♂️

mais um mês se passou, alguma atualização? @StoneCypher

Eu basicamente fiquei sem tempo / capacidade e não estou trabalhando em nada que precise de um analisador neste momento, infelizmente, ~ então Peggy morreu assim que nasceu, desculpe por isso :(~

Edit: Peggy está viva!

Eu basicamente fiquei sem tempo / capacidade e não estou trabalhando em nada que precise de um analisador neste momento, infelizmente, então Peggy morreu assim que nasceu, desculpe por isso :(

@phpnode Você estaria aberto a outra pessoa assumindo o Peggy org? Eu posso pelo menos lançar um release e começar a receber PRs se você ajudar a entregar o relacionamento com os proprietários do pacote peggy existente.

@hildjj absolutamente, sim, por favor! Se você abrir um/alguns PRs no repositório peggy, eu o adicionarei ao pacote npm e ao github org. Minhas notificações do github são um show de horrores, então por favor me envie um email para [email protected] se eu demorar mais de 24 horas para responder

PR trivial, mas opinativo: https://github.com/peggyjs/peggy/pull/3

Acabamos de fazer uma versão de pré-lançamento do peggy, 1.0.0-rc.0. Alguns de vocês podem tentar isso em seus projetos existentes, por favor? Faremos um lançamento completo assim que tivermos alguns pontos de dados.

Peggy rc2 está em unpkg e jsDelivr . Versão 1.0 completa esperada hoje.

Peggy v1.0.0 está fora. Por favor, comece a reabrir os problemas que você deseja que rastreemos.

IMO este bug deveria ser fechado se este projeto tivesse um mantenedor.

Não vale a pena uma divisão da comunidade e eu ainda não tenho a aprovação do meu empregador, e Joe é o cara dos diagramas de sequência da Web, então, vou fechar minha bifurcação.

LMK se as contribuições forem bem-vindas, especialmente em relação ao texto datilografado, automação e redução do tamanho da saída

Esta página foi útil?
0 / 5 - 0 avaliações

Questões relacionadas

kwesibrunee picture kwesibrunee  ·  33Comentários

Coffee2CodeNL picture Coffee2CodeNL  ·  13Comentários

jiyinyiyong picture jiyinyiyong  ·  34Comentários

dmajda picture dmajda  ·  15Comentários

emmenko picture emmenko  ·  15Comentários